terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Iniciando o ano letivo - 2014

Iniciando o ano letivo 2014
Dinâmica – “Sua cidade imaginária”
Essa dinâmica faz com que os alunos desenvolvam o relacionamento interpessoal, comunicação e responsabilidade.
Materiais: folhas de papel, marcadores.
Procedimentos: os professores dividem os alunos em grupos de 5 (alunos) e leem o seguinte texto:
“Imagina que descobrirás uma nova cidade, onde ninguém tenha vivido antes, e onde não há pessoas, leis nem regras. Você é o líder do grupo, está descobrindo essa nova cidade e irá criá-la a sua maneira.
Individualmente, o aluno escreve uma lista com três direitos que pensa serem essenciais para todas as pessoas que vão habitar aquela cidade.
Assim, o professor pede para partilharem o que foi criado e criarem uma lista de 10 direitos que o grupo concorde em ser garantido.
Eles deverão dar um nome a cidade e escrever numa grande folha de papel juntamente com a sua lista de direitos e formas que gostariam de dar a essa cidade.
Cada grupo apresenta sua lista aos outros grupos. Caso haja direitos que se repitam, o professor deve assinalar e posteriormente substituir por outro.
Depois de todos os grupos terem apresentado, o professor pede para as pessoas encontrarem (se houver) direitos que se contradigam.
Dicas: Questões para discussão:
Será que esta lista pode ser totalmente racionalizada?
Direitos semelhantes poderão estar agrupados em conjunto?
Quão perto da realidade estará esta lista?
No que o grupo se baseou para construir a lista?
Como ocorreu o trabalho nos grupos?

Como avaliam a atividade?
Que lições e aprendizagens podem levar desta vivência?
Observar se os alunos tem boa imaginação e se ocorreu identificação entre os participantes da dinâmica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário